12 de janeiro de 2010

Vamos lá a esclarecer algumas dúvidas:
"A ingestão de pequenos objectos ou até mesmo de alimentos, como amendoim, pipoca ou" (Bacalhau com Natas) "pode obstruir a respiração. Se, mesmo engasgada, a pessoa consegue falar, leve-a ao médico na hora." (Não podía ser; estamos a tentar compensar e ganhar créditos à hora do almoço, e depois chegávamos atrasadas outra vez!) "Só enfie o dedo para retirar o objecto quando ele estiver visível." (Acho que a situação não exigia tanto, o bacalhau desfiado não pode ser considerado propriamente um objecto, e além disso, enfiar o dedo assim sem mais nem menos...) "Se não conseguir vê-lo, não faça nada, pois é grande o risco de empurrá-lo para dentro." (Lolll, nem vou comentar o que me passou pela cabeça... C., Estás a ver porque demorámos a reagir?) "Caso a vítima não consiga falar, siga os passos da manobra de desobstrução da via respiratória: Abrace a pessoa pelas costas, com o punho cerrado e a outra mão sobre ele, apertando a região logo abaixo do peito, na parte inferior da junção das costelas. Pressione para dentro de baixo para cima, vigorosamente." (Isto é muito complicado, mas eu (V.) sabia esta manobra, só que achei que as palmadinhas nas costas eram suficientes! :)) "A mesma acção também funciona com a vítima sentada no seu colo." (Epá!!! Isso também já é demais, se fosse um gajo giro!...)
Resumindo e concluindo: Conseguimos salvar a nossa C; com algum alarido à mistura, é certo, mas correu tudo bem!

2 comentários:

  1. Conseguimos salvar a nossa C.????? Eu é q me consegui salvar, apesar de ter levado pancada, de se terem rido de mim, e de me terem tirado a temperatura com a mão na testa!!!!
    C.

    ResponderEliminar